Cuidando do futuro: educação e ação

Trabalhando em grupo, por uma sociedade mais humana


O ser humano está em constante exercício de socialização e para isso, nossa contribuição com o mundo é oportunizar, na escola, um ambiente cooperativo, onde as relações são entendidas “não como autoritárias, mas sim autônomas, críticas, criativas, humanas, responsáveis, reflexivas, que saibam conviver com o outro, felizes, inteligentes e que cresçam enquanto cidadãos”, conforme descreve a autora Telma Pileggi Vinha.

Nossa reflexão diária vai de encontro ao que o educador Loris Malaguzzi escreveu em sua poesia sobre as “Cem Linguagens da Criança”, onde nos fala das cem maneiras de a criança pensar, sentir, falar, inventar, sonhar... mas, diz a poesia, “os adultos roubam noventa e nove dessas cem linguagens das crianças”. Na avaliação de uma instituição de Educação Infantil, devemos perguntar: o trabalho educativo procura desenvolver e ampliar as diversas formas de a criança conhecer o mundo e se expressar? As rotinas e as práticas favorecem essa multiplicidade?

Na Nossa Família Escola de Educação Infantil a resposta é: SIM

A Educação Infantil, no Brasil, desde a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, vem crescendo e avançando cada vez mais em suas reflexões e seu aprimoramento. E nós, da Nossa Família Escola de Educação Infantil, baseado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, criado no ano de 1998 por uma equipe especializada pelo Ministério da Educação e do Desporto e visando dia a dia a prática, dentro da concepção de ensino Sócio-Construtivista, colocamos em foco duas ações centrais para nossos alunos:

  • A formação pessoal e social (que busca a construção da independência e da autonomia)
  • O conhecimento de mundo (que trabalha com a construção das diversas linguagens infantis e suas relações com os objetos) e se organiza em seis áreas do conhecimento:
    • Artes Visuais
    • Linguagem Oral e Escrita
    • Matemática
    • Movimento
    • Música
    • Natureza e Sociedade

E a nossa prática pedagógica objetiva:

  • Formar indivíduos com uma visão mais global da realidade
  • Vincular a aprendizagem a situações e problemas reais
  • Trabalhar a partir da pluralidade e da diversidade
  • Preparar os alunos para que aprendam durante toda a vida (sejam autônomos e independentes em suas ações)
  • Interagir com objetos reais

Nosso embasamento teórico engloba autores que deram origem a perspectiva sócio-construtivista, seus seguidores que colocaram em prática esse ideal e se atualiza constantemente com os novos pesquisadores da área da educação.

Com frequência diária, sabendo da importância para o desenvolvimento do aluno, temos:

  • Roda de acolhimento: com a construção da rotina do dia, chamada dos nomes, calendário linear, músicas e conversa inicial
  • Roda de histórias: com contação de histórias e outras estratégias didáticas utilizadas para esse momento tão rico que, entre tantos objetivos, incentiva o imaginário infantil

  • Sequência de atividades: desenvolvida a partir de um livro paradidático, definido por grupo e faixa etária e de acordo com o Planejamento Pedagógico Anual que foi elaborado com objetivos e conteúdos distintos a cada faixa etária e tendo como propósito a reflexão intensa e constante sobre o processo que envolve a relação de ensino - aprendizagem

Em nossa rotina diária, propiciamos situações que envolvam a independência e a autonomia, insistimos que os alunos assumam postura corajosa frente às questões do dia a dia; valorizamos os conhecimentos prévios dos alunos; estimulamos a resolução de problemas; trabalhamos com o corpo, seja através de brincadeiras, jogos, estimulações sensoriais, pois reconhecemos a necessidade dessa faixa etária em aprender pelo corpo; utilizamos fatos do cotidiano e da atualidade para incitar o poder de argumentação de cada um; reconhecemos a necessidade do diálogo; oportunizamos o trabalho através de diferentes materiais para o fortalecimento no processo criativo; estimulamos a troca de experiências entre crianças e adultos; cremos nas opções, dentro do processo pedagógico; sabemos que a moralidade e a ética são refletidas em ações reais e corriqueiras; que as práticas reais e sociais contribuem para o letramento, dentro do processo de alfabetização que se inicia na Educação Infantil e tem sua continuidade no Ensino Fundamental I... enfim, uma rotina equilibrada, pedagogicamente firmada em princípios coerentes que vão de encontro a uma realidade atualizada e moderna e que contribue para o desenvolvimento global do ser humano.

O respeito a esses pequenos cidadãos faz parte de cada minuto que dedicamos a eles (seja dentro da escola ou até mesmo fora, quando pesquisamos, preparamos e refletimos sobre nossas aulas). E outro ponto fundamental é a parceria escola e família, sem ela o processo educacional fica prejudicado.

Nosso Planejamento Pedagógico Anual é dividido de acordo com a faixa etária a qual atendemos, ou seja:

  • Crianças com 2 anos, completos até 30 de março do ano letivo (Maternal 1)
  • Crianças com 3 anos, completos até 30 de março do ano letivo (Maternal 2)
  • Crianças com 4 anos, completos até 30 de março do ano letivo (Jardim)
  • Crianças com 5 anos, completos até 30 de março do ano letivo (Pré)

Observações:

A partir do Maternal 2, dentro da grade curricular, temos:

  • Para as meninas, Ballet
  • Para os meninos, Iniciação Esportiva

A partir do Jardim, temos uma parceria firmada com a Escola de inglês Wizard, no qual a família opta por esse serviço (a parte do valor da mensalidade), mas dentro do espaço escolar e depois (ou antes) do horário de aula dos alunos.

Após o término da Educação Infantil, temos algumas facilidades financeiras com escolas parceiras para a continuidade dos estudos de nossos alunos no Ensino Fundamental I: Anglo e COC.

Acesso Restrito